Reflexões compartilhadas

Você está convidado a visitar esta forma de compartilhar um pouco do meu pensamento. Volte sempre que quiser, e não deixe de declarar suas concordâncias e discordâncias, com relação aos meus pontos de vista.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Visitas Técnicas no VI Congresso Mundial de Administração

A quinta e a sexta-feira foram dedicadas as vsitas técnicas do Congresso Mundial de Administração, já na cidade de Montreal.
A primeira visita foi realizada na ede mundial do Cirque du Soleil, onde foram apresentados os diversos ambientes para treinamento, para produção dos novos espetáculos e também para o desenvolvimento dos profissionais. Esta visita durou cerca de 1h 30 min e procurou discutir toda a complexidade do grande empreendimento que é hoje o Cirque Du Soleil.



Na sexta-feira, o grupo teve a possibilidade de vistar o Porto de Montreal, importante para o desenvolvimento econômio do Quebec, e também a Tohu, iniciativa que visou resgatar uma grande área onde havia sido originalmente uma uisina de calcário, fábrica de cimento e grande aterro sanitário, sem qualquer cuidado ambiental. Hoje a Tohu  um empreendimento e mais  400 milhões de dólares, que trabsformou uma área pobre e ambientalmente destruida em uma referencia mundial de recuperação.


  
Ao fiinal das visitas técnicas, o Congresso foi oficialmente Encerrado.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Ultimo dia de Palestras na Cidade do Quebec

O último dia da parte científica do VI Congresso Mundial de Administração se iniciou com a apresentação de papers, em quatro salas simultâneas. Foram discutidas as temáticas das Novas Estratégias de desenvolvimento organizacional, da Gestão do Desenvolvimento Sustentável e das Estratégias de internacionalização das empresas e os Novos Modelos de Negócios.

Após a apresentação dos papers, foi realizada a última palestra no Salão Principal, que discutiu a Temática da Internacionalização das Empresas. Os palestrantes foram : O Sr. Jovelino Gomes Pires, da FECOMERCIO do RJ e o Prof. Dr. Zhan Su, diretor da Faculade de Administração da Universidade Laval.

Ao final desta conferência, iniciou-se uma rápida cerimônia de encerramento, onde o Reitor Manifestou a sua satisfação com todos os resultados que foram obtidos, e a parceria bem sucedida realiada. representando os administradores brasileiros e os organizadores, o Adm Valter Lemos falou, agradecendo a participação dos administradores brasileiros e de Quebec, e em especial manifestando a importância do trabalho dos inúmeros profissionais que foram envolvidos ha pelo menos 11 meses no processo de organização do Congresso, em especial aos voluntários, que foram importantes em diversos aspectos, mas que não tem os seus nomes no programa oficial ou citados na abertura do evento. Agradeceu mais uma vez aos organizadores do evento, o Ministério de Desenvolvimento Econômico, inovação e exportação do Quebec, a Universidade Laval e os Conselhos Regionais de Administração do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul.
Encerrou dizendo que o que ficará para todos, além do alto nível das discussões e de todas as temáticas e trabalhos científicos apresentados é a saudade desta província-nação do Quebec.

Com o  final da estapa de palestras e discussões e trabalhos científicos do Congresso, iniciam-se as visitas técnicas.

A primeira visita técnica foi realizada na tarde desta quarta-feira, onde 50 congressistas tiveram uma visita guiada ao Parlamento de Quebec.

A Seguine visita técnica foi a ENAP - Escola Nacional da Administração Pública, importante faculdade que prepara grande parte dos profissionais das diversas instâncias do Governo de Quebec.

Amanha o congresso continua, com a movimentação dos Congressistas para Montreal, e a visita técnica na sede Mundial do Cirque du Soleil.



Trabalhando no evento

Dentro do processo de organização do VI Congresso Mundial de Adminiração, constantemente são realizadas reuniões de análise e organização dos detalhes. Aqui, o Presidente do CRA/RS Ruy Baratz, juntamente comigo e com a Sra. Marli da equipe do CONSUMIDOR RS,  e a Sra. Letícia da Shopping Tour, que nos acompanhou a Quebec, estamos analisando as tomadas realizadas no dia, para identificar a melhor forma de divulgação das informações.

Discussões do VI Congresso Mundial de Administração

Neste segundo dia de discussões na Universidade Laval, os trabalhos se iniciaram com a palestra do Sr. Henry Sauvagnat, vice-presidente da empresa CASCADES, tendo como contraponto o Adm.Wagner Siqueira do CRA/RJ.
Na sequencia,  Eng. Raul Bergmann discorreu sobre o pré-sal e todas as suas nuances, na palestra "Inovação e Tecnologia: O Petróleo Brasileiro na Camada Pré-sal".

Após o almoço, foi realizada a palestra da Sra. Ministra das Relaçõs Internacionais Monique Tremblay, que falou sobre as parcerias entre o Brasil e o Quebec.
Na sequencia, tive a oportunidade e coordenar os trabalhos presidindo a mesa onde o Prof. Pedro Manuel Lourtie, do Instituto Superior Técnico de Lisboa, Portugal, falou sobreo Protocolo e Bolonha na sociedade do Conhecimento.

Encerrando os trabalhos do dia, foi realizada a palestra do Sr. Bernard Labelle, vice-presidente da CGI, empresa de Quebec, que em conjunto com a Prof. Reján Ladry, da Uiversidade Laval, falaram sobre os Desafios da Organização e da gestão estratégica das empresas.  

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Primeiro dia do VI Congresso Mundial de Administração


O VI Congresso Mundial de Administração teve início nesta segunda-feira, 13 de setembro, na cidade de Quebec. Na cerimônia de abertura, o reitor da Universidade Laval, Denis Briere falou da importancia do evento para a Universidade, que está acolhendo os cerca de 120 brasileiros e demais participantes de diversas partes. Falou que o evento internacional com painelistas de alto nível e com a apresentação de papers terá um ótimo resultado.
Os presidentes do CRA/RS e do CRA/RJ manifestaram-se sobre o empenho dos conselhos no processo de organização do evento e do importante apoio recebido do Governo de Quebec, através dos ministérios de relações internacionais e do ministério de Desenvolvimento, importação e exportação.

Na sequencia do evento, a palestra principal foi proferida pelo ex-ministro de finanças do Canadá, Sr. Pierre Pettigrew, que discorreu sobre o a crise econômica mundial e o futuro da mundialização. Falou sobre o importante papel que o Brasil desempenha neste momento no cenário mundial.

A primeira palestra da parte da tarde foi um apresentação do case do projeto Água Boa, da Itaipu Binacional. A Sra. Margareth Groff, diretora da instituição, conduziu a sua apresentação sustentando que o modelo desenvolvido pela hidroelétrica pode ser adotado por outras instituições em busca da preservação ambiental e envolvimento da população local. 

Durante o almoço oferecido pelo Governo de Quebec, o Sub Ministro do Desenvolvimento Econômico, Jean-Marc Sauve falou ao grupo de congressistas, dando as boas vindas a todos.

A parte da tarde foi dividida em dois momentos. No primeiro momento, o Sr. Steve Couture, presidente da Frima, empresa de desenvolvimento de jogos eletronicos, e o Prof. Yvon Gasse fizeram sua apresentação sobre a gestão da inovação e o empreendedorismo tecnológico.

A seguir, foram divididos os trabalhos em quatro salas simultâneas, para apresentação de trabalhos científicos em portugues e em frances.

Os trabalhos se encerraram com uma confraternização oferecida pela Universidade.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Congresso Mundial de Administracao em Quebec

  Neste domingo foi realizado o coquetel de abertura do VI Congresso de Administração, em Quebec, no Canadá. O evento foi realizado no Hotel Delta Quebec, e contou com a participação dos congressistas brasileiros, de representantes da Universidade Laval, como o diretor da Faculdade de Administração, Sr. Zhan Su. Também estiveram presentes representantes o governo de Quebec, como na foto, onde estão, o Sr. José Castro, a Sra. Veronique Perron, além do Sr. Rafael Sanchez e da Sra. Moude Bourassa.
Nesta reunião informal havia música típica de Quebec, além de canapés. O grupo teve oportunidade de se conhecer e confraternizar.