Reflexões compartilhadas

Você está convidado a visitar esta forma de compartilhar um pouco do meu pensamento. Volte sempre que quiser, e não deixe de declarar suas concordâncias e discordâncias, com relação aos meus pontos de vista.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Primeiros dias de Congresso

Um Encontro Brasileiro e Congresso Mundial de Administração com mais de 2400 inscritos gera preocupações importantes com aspectos de logística e controle. Felizmente a estrutura de gestão foi adequada e tudo funcionou dentro da normalidade. No primeiro dia do congresso, a grande atração foi, sem dúvida, Domenico De Masi, sociólogo italiano que conquistou o público com as suas reflexões a respeito das relações de trabalho e as suas projeções sobre o ano de 2020, elaboradas a partir de grupos de trabalho que se encontram em diversas partes do mundo a cada ano.
Muito interessante também as discussões sobre direitos humanos, um dos pontos fundamentais do pacto global, coração das discussões do congresso.
O painel sobre educação, que foi coordenado pelo Prof. Sérgio Bortolani, abriu conversas sobre a construção da educação baseada nos principios e nas formas desenvolvidas desde os primeiros momentos, as primeiras experiencias das crianças no ambiente de educação. O que vem depois, acaba sendo consequencia.
O painel sobre Meio Ambiente tambem foi muito significativo, com a discussão sobre energia e os desperdícios que ocorrem no mundo e em especial no Brasil.
Alem disso, os artigos científicos que são apresentados no espaço da cinemateca do MAM vem tendo uma acolhida do público congressista, que tem participado das discussões e apresentações, mantendo o ambiente permanentemente com ótimo número de pessoas.

O segundo dia se inicia com alguns pontos muito importantes, com a discussão sobre a igualdade de gênero e a valorização das diferenças, seguido pelo painel "A discriminação no emprego: como eliminá-la", com a participação da presidente de mesa Dra. Lais Abramo, diretora da OIT no Brasil e de Francisco Gomes de Matos, que teve diversas participações também importantes ao longo das 22 edições do ENBRA.
O ponto dalto da manha foi a assinatura do Protocolo de cooperação entre a OIT - Organização Internacional do Trabalho e o Sistema CFA/CRAs, que vai permitir a participação de Administradores brasileiros, de modo ainda mais importante, nas discussões desta importante organização.
Na parte da tarde, dois paineis, o primeiro sobre o apoio a associação e negociação coletiva, e o segundo sobre fome e miséria e as formas de erradicação, encerraram a programação técnica.
Este ultimo painel do dia tem a coordenação da Profa. Ana Maria Rodrigues, da Universidade de Coimbra, Portugal.

Após as discussões técnicas, foi apresentada a dramatização e debate com a peça Rei Lear.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A véspera de um Congresso

Aqui no Rio de Janeiro o momento é de expectativa. Dezenas de pessoas de diversas áreas estão trabalhando para deixar tudo pronto para que na manhã desta segunda-feira os cerca de 2500 participantes do XXII Encontro Brasileiro de Administração e VIII Congresso Mundial de Administração sejam recebidos da melhor forma possível.
Estas pessoas estarão assistindo mais de 40 painelistas, distribuídos ao longo dos três dias de evento.
Equipes do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul estão envolvidas na organização deste congresso desde o final do Congresso do Ano passado, memorável VII Congresso Mundial de Admnistração realizado em Turim, Itália, e Genebra, Suiça, que mobilizou quase 200 brasileiros por uma semana durante todas as atividades e discussões.
Tive a felicidade de participar, mais uma vez, do comitê gestor deste grande evento, sendo responsável por representar o Rio Grande do Sul nas discussões da organização, bem como estruturar em conjunto com o Adm. Valter Lemos e a Adm. Cristina Pacheco, além da presidente do CRA/RS, Cláudia Stadtlober, tudo o que foi necessário ao longo deste ano.
Agora, poucas horas antes do evento, fica aquela vontade de que tudo se inicie para vermos as discussões, as palestras, para que se coloque em prática tudo que foi preparado neste ano.
Que seja um ótimo evento !


Na última reunião do Comitê Gestor


Reunião Final da comissão organizadora, discutindo todos os aspectos operacionais


Dentro do Vivo Rio, com foto da Adm. Berenice Lima