Reflexões compartilhadas

Você está convidado a visitar esta forma de compartilhar um pouco do meu pensamento. Volte sempre que quiser, e não deixe de declarar suas concordâncias e discordâncias, com relação aos meus pontos de vista.

sábado, 2 de agosto de 2014

Um Porto e novas oportunidades

No ano de 2013, após muitas discussões  e negociações, definiu-se que a X edição do Congresso Mundial de Administração seria realizado em Portugal e Espanha. Afinal, são países que passaram e estão passando por uma crise muito importante sob aspecto econômico, e que estão encontrando maneiras de aos poucos, retomar as atividades.
Quando se configurou a realização do X Congresso Mundial na cidade do Porto, dentro da Universidade Fernando Pessoa, fiquei particularmente feliz. O Porto é uma bela cidade do norte de Portugal, recentemente classificada como patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO.
Sabemos que Portugal é um pequeno país que de certa forma é um pouco 'pai de todos nós brasileiros', mas o que por vezes não sabemos é que mesmo nele existem importantes diferenças culturais, de uma região para outra.
O Porto possui uma população muito receptiva e hospitaleira, que não mede esforços para que os visitantes se sintam bem, em casa, e que procuram auxiliar em tudo o que é possível. Após a classificação como patrimônio da humanidade, a cidade passou a receber um grande número de turistas, em especial da própria Europa, ansiosos por conhecer um pouco mais daquela antiga cidade, que agora está se redescobrindo e oferecendo novas oportunidades para seus próprios habitantes, e para aqueles que lá chegam.
A zona das caves, nas margens do Rio D'ouro, que fica entre Vila Nova de Gaia e o Porto, tem uma beleza à parte, e que com a instalação do teleférico, permite se visualizar as duas cidades sob uma perspectiva única, muito linda mesmo.
O sistema de metro recentemente instalado na cidade torna a movimentação simples e deixa nós brasileiros, mais uma vez com aquele sentimento de que as coisas permanecem sendo feitas de forma inadequada em nosso país, priorizando o transporte individual em detrimento do coletivo. Mas isso é conversa pra uma outra postagem.
O importante é se perceber que durante o X Congresso Mundial de Administração, que vai ser realizado em janeiro de 2015, haverá a oportunidade de conhecer um pouco mais deste local magnífico, deste país que é, de certa forma, terra de todos nós. A cidade do Porto, em Portugal.