Reflexões compartilhadas

Você está convidado a visitar esta forma de compartilhar um pouco do meu pensamento. Volte sempre que quiser, e não deixe de declarar suas concordâncias e discordâncias, com relação aos meus pontos de vista.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Preparando o X Congresso Mundial de Administração no Porto, em Portugal

O inverno Europeu aqui em Portugal não é tão rigoroso. Na cidade do Porto, o frio e a chuva fazem lembrar a cidade de Porto Alegre, nos dias de junho, julho e agosto. Ao chegar no aeroporto, os termômetros marcavam 4 graus as 9 da manhã na quarta-feira, mas o vento frio fazia sentir um pouco mais a necessidade de um casaco.
Chegando para realizar as reuniões necessárias aos últimos ajustes no X Congresso Mundial de Administração, promovido pelo CRA/RS, CRA/MG, CRA/RJ e CFA pelo Brasil, e pela Universidade Fernando Pessoa de Portugal, passa-me pela cabeça muitos pequenos detalhes a serem conversados. Os ajustes a cultura e a realidade local sempre são pontos importantes, e por isso os horários definitivos, o cerimonial do evento e mesmo os cofee breaks são pontos a considerar. A harmonia entre todos os envolvidos nas equipes de  organização deve ser estabelecida, e portanto todos os pontos de dúvidas devem ser previamente discutidos. Deve-se evitar a idéia de que existe algo óbvio que não precisa ser pensado ou discutido, em especial quando se está falando de culturas diferentes. Não existe óbvio quando se envolve negócios internacionais. Tudo deve ser discutido, analisado e revisado.
Juntamente com a Jane Carvalho, da empresa RRPP, licitada pelo CRA/RS para seus eventos, estive realizando reuniões com o Reitor da Universidade, com o gerente do Hotel Vila Galé, que vai acolher os congressistas na cidade do Porto, com a equipe de comunicação e eventos da UFP, liderada pela Sra. Paula Dias, com fornecedores e grande parte dos envolvidos no evento, aqui em Portugal.

Junto com o Reitor da UFP, Prof. Dr. Salvato Trigo

Dentro do auditório do evento, com a Pro-Reitora de Relações Internacionais da UFP, Prof. Dra. Nadine Trigo

Com a equipe de Comunicação e Eventos do CRA/RS e da UFP


Porém, o X Congresso Mundial de Administração, além das palestras, da apresentação de trabalhos científicos e das visitas técnicas na cidade do Porto, também tem uma etapa a ser realizada na cidade espanhola de Santiago de Compostela, a cerca de 250 km daqui. Lá, na Faculdade de Economia e Negócios da Universidade de Compostela, faremos uma visita e realizaremos um seminário no dia 22 de janeiro, tratando sobre a crise e os cenários econômicos para 2015.
Assim, foi necessário também necessário visitar a Universidade no dia de ontem, e realizar renião com a Decana da Faculdade, Profa. Dra. Emilia Vazquez. O local onde será realizado o seminário foi visitado, e os últimos detalhes ajustados também na Espanha.

Juntamente com a Decana da Faculdade de Economia da Universidade de Compostela e professores.

Neste sábado a tarde, chega grande parte dos congressistas, para já no domingo iniciar as atividades oficiais do evento, que passará por 4 cidades em dois países. Aqui no Porto e em Lisboa, em Portugal, na cidade de Compostela na Espanha, e finalizará suas atividades em Barcelona, com visitas técnicas. 
Os próximos dias serão de muito trabalho e aprendizagem.