Reflexões compartilhadas

Você está convidado a visitar esta forma de compartilhar um pouco do meu pensamento. Volte sempre que quiser, e não deixe de declarar suas concordâncias e discordâncias, com relação aos meus pontos de vista.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

E agora ?

Hoje, dia 1 de novembro de 2010, e o começo de um novo momento para o Brasil. Um momento que segue a era Lula, período de mais de 8 anos e que um dos presidentes com a maior popularidade do Brasil exerceu o seu comando sobre o poder executivo do país. Inegável que a sua forma de comunicar as ações obteve um sucesso muito acentuado, pois não é comum um governo em final do segundo mandato ter o nível de aprovação que este atual governo possui. Mas inegável também o fato de que muitos dos assuntos que historicamente assombram os brasileiros continuam intocados, e ainda com potencial destrutivo muito grande. Pode-se nominar a reforma política, a reforma da previdência e a reforma tributária. Este governo com os índices de aprovação que  teve, não foi capaz de aproveitar esta onda de popularidade e trabalhar mais a fundo com estes temas recorrentes e de fundamental importância se pensamos no futuro de médio e longo prazo do país. E agora, que está eleita a primeira presidente mulher, Dilma, mas com uma votação bem mais abaixo do que a de seu antecessor, e que tem a sua popularidade baseada primordialmente do que foi transferido pelo seu padrinhho político, o presidente Lula ? Como fica a condição para endereçar estes problemas de fato fundamentais ? Até que ponto este nvo governo conseguirá vencer a tentação do discurso populista e trabalhar para não apenas dar o Bolsa Família para as pessoas necessitadas, mas de fato criar condições para que elas, no menor tempo possível possam deixar de utilizar este benefício ? Até que ponto este novo governo, que chega ainda surfando na onda da popularidade do presidente Lula, não irá cair na tentação de uma guinada mais à esquerda, passando a utilizar-se de ferramentas que levem a diminuição do direito de propriedade ou da liberdade de expressão, seja individual, seja dos orgãos de imprensa ?
Estas são perguntas que ficam aguardando para serem respondidas, e que o serão, certamente, nos próximos anos.
Resta agora a esperança de que o novo momento possa trazer construção e desenvolvimento para este país, que vem evoluindo gradativamente, frente às reformas e estabilização da moeda feitos anteriormente, mas que ainda tem um longo caminho a percorrer para que possa ser chamado de desenvolvido, longo caminho esse que começa de fato pela educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário