Reflexões compartilhadas

Você está convidado a visitar esta forma de compartilhar um pouco do meu pensamento. Volte sempre que quiser, e não deixe de declarar suas concordâncias e discordâncias, com relação aos meus pontos de vista.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

O limite do aceitável

Sempre tive muita dificuldade de aceitar que servidores que lidam diariamente com a vida das pessoas tenham a possibilidade de fazer algum tipo de paralisação capaz de por em risco a população. Por vezes se vê médicos, enfermeiros ou profissionais da saúde ligadas ao serviço público fazendo este tipo de paralisação, e sempre considerei e considero este procedimento como inaceitável, a menos que haja de fato um plano de contingência viável. Em outros momentos, vimos em nosso país greve de policiais, como a que ocorreu na Bahia no início da década, e que trouxe absoluto caos e insegurança para a população, inclusive com a circulação de bandos mascarados e armados pelas ruas em carros e caminhonetes, dando tiros para o alto. Inaceitável !
Agora estamos vendo no Rio de Janeiro uma situação igualmente absurda. Os bombeiros em greve, que não apenas paralisaram as suas atividades, mas além disso ocuparam o quartel central, de forma truculenta, com o intúito de protestar e de impedir o trabalho de outros profissionais dispostos a seguir em suas atividades.
No modelo brasileito vigente, o corpo de bombeiros é uma organização  militar diretamente vinculada a Polícia Militar dos estados. Deste modo, o que se viu no Rio de Janeiro foi um processo de insubordinação ou de motim, e isso dentro da realidade da rígida hierarquia militar é totalmente inaceitável.
Não foi surpresa a ação comandada pelo governador do estado Sérgio Cabral de retomada do quartel e aprisionamento dos rebelados. O que mais poderia ser feito ? Permitir a insubordinação ? Permitir que isso servisse de exemplo para que militares tomem invadam e ocupem quarteis como forma de protesto ? Onde isso poderia nos levar ? Ou melhor, onde isso poderá nos levar ?
 Vivemos momentos tensos em nosso país, sejam pela revolta de militares do corpo de bombeiros, seja pelo incêndio causado mais uma vez pelo Ministro Palocci, que neste governo, a exemplo do anterior, está trazendo instabilidade, desta feita não pela quebra de sigilo de um caseiro, mas pela aquisição de uma casa de luxo, ou melhor, de um apartamento de luxo, que acabou expondo milionárias remunerações para obscuros contratos de consultoria.
Este é o país que nós vivemos,. Até quando ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário