Reflexões compartilhadas

Você está convidado a visitar esta forma de compartilhar um pouco do meu pensamento. Volte sempre que quiser, e não deixe de declarar suas concordâncias e discordâncias, com relação aos meus pontos de vista.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Primeiros dias de Congresso

Um Encontro Brasileiro e Congresso Mundial de Administração com mais de 2400 inscritos gera preocupações importantes com aspectos de logística e controle. Felizmente a estrutura de gestão foi adequada e tudo funcionou dentro da normalidade. No primeiro dia do congresso, a grande atração foi, sem dúvida, Domenico De Masi, sociólogo italiano que conquistou o público com as suas reflexões a respeito das relações de trabalho e as suas projeções sobre o ano de 2020, elaboradas a partir de grupos de trabalho que se encontram em diversas partes do mundo a cada ano.
Muito interessante também as discussões sobre direitos humanos, um dos pontos fundamentais do pacto global, coração das discussões do congresso.
O painel sobre educação, que foi coordenado pelo Prof. Sérgio Bortolani, abriu conversas sobre a construção da educação baseada nos principios e nas formas desenvolvidas desde os primeiros momentos, as primeiras experiencias das crianças no ambiente de educação. O que vem depois, acaba sendo consequencia.
O painel sobre Meio Ambiente tambem foi muito significativo, com a discussão sobre energia e os desperdícios que ocorrem no mundo e em especial no Brasil.
Alem disso, os artigos científicos que são apresentados no espaço da cinemateca do MAM vem tendo uma acolhida do público congressista, que tem participado das discussões e apresentações, mantendo o ambiente permanentemente com ótimo número de pessoas.

O segundo dia se inicia com alguns pontos muito importantes, com a discussão sobre a igualdade de gênero e a valorização das diferenças, seguido pelo painel "A discriminação no emprego: como eliminá-la", com a participação da presidente de mesa Dra. Lais Abramo, diretora da OIT no Brasil e de Francisco Gomes de Matos, que teve diversas participações também importantes ao longo das 22 edições do ENBRA.
O ponto dalto da manha foi a assinatura do Protocolo de cooperação entre a OIT - Organização Internacional do Trabalho e o Sistema CFA/CRAs, que vai permitir a participação de Administradores brasileiros, de modo ainda mais importante, nas discussões desta importante organização.
Na parte da tarde, dois paineis, o primeiro sobre o apoio a associação e negociação coletiva, e o segundo sobre fome e miséria e as formas de erradicação, encerraram a programação técnica.
Este ultimo painel do dia tem a coordenação da Profa. Ana Maria Rodrigues, da Universidade de Coimbra, Portugal.

Após as discussões técnicas, foi apresentada a dramatização e debate com a peça Rei Lear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário