Reflexões compartilhadas

Você está convidado a visitar esta forma de compartilhar um pouco do meu pensamento. Volte sempre que quiser, e não deixe de declarar suas concordâncias e discordâncias, com relação aos meus pontos de vista.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Diagnostico: a saúde está muito doente no Brasil


Esta semana tive duas experiências em atendimentos de Emergência na rede privada de saúde aqui em Porto Alegre, acompanhando familiares. No final de semana, num hospital dedicado a criança, onde o primeiro atendimento foi prestado após uma demora de três horas. No meio da semana, em um dos Hospitais mais renomados da cidade de Porto Alegre, com diversas certificações internacionais e classificado pelo Convênio como "Hospital de alto custo". Tempo de espera para inicio de atendimento ? Duas horas e meia. Mas havia pessoas, com casos considerados menos urgentes, que estavam esperando ha mais de 4 horas. Quanto ao convênio utilizado também foi um dos melhores disponíveis, com excelente cobertura. 
Claro que foi possível o atendimento, o tratamento foi dado e as pessoas estão se recuperando. Mas fica a pergunta :  Se isso esta acontecendo em ambientes de atendimento de saúde considerados elitizados, o que se passa naqueles locais disponibilizados pelos governos para quem nao tem um plano de saúde que aceita estas despesas ?
Pois para minha surpresa, quando estava aguardando no Hospital dedicado às crianças, na área de convênios, eu perguntei para a atendente qual seria o tempo de espera no mesmo hospital, mas na ala dedicada ao SUS.  Segundo ela, naquele momento, de cerca de 3 a 4 horas, ou seja, um pouco maior do que o atendimento pelos convênios.
Isso demonstra que hoje, o fato de se ter um bom convênio e de se ir a um bom hospital nao garante o atendimento agilizado. 
Demonstra que com cada vez mais pessoas tendo acesso a planos de saúde minimamente razoáveis, os hospitais particulares nao estão preparados para atender a  essa nova demanda de pacientes, submetendo a todos a demoras longas e atendimento de qualidade questionável.
A saúde pede socorro ! Socorro nos hospitais publicos, deteriorados, onde é normal se ver pessoas amontoadas esperando atendimento, ( e isso há décadas nao se modifica), mas também os hospitais privados, que cada vez se demonstram menos preparados para gerir esta nova realidade a que estão sendo submetidos. Falta gestão na saúde, nao apenas nas instituicoes publicas, mas na saúde de um modo geral.
Da forma como as coisas estão sendo conduzidas, em breve teremos um atendimento de mesmo nível para todas as pessoas. Lamentavelmente nao um atendimento excelente e rápido para todos, como se desejaria, mas sim um atendimento onde o paciente tem sorte se receber pelo menos um olhar, antes que seu quadro lhe conduza à óbito.
De fato... Ou a saúde melhora... Ou a necessidade de um atendimento de urgência passara a ser uma sentença de morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário