Reflexões compartilhadas

Você está convidado a visitar esta forma de compartilhar um pouco do meu pensamento. Volte sempre que quiser, e não deixe de declarar suas concordâncias e discordâncias, com relação aos meus pontos de vista.

sábado, 26 de outubro de 2013

XX Congresso de Administração do Mercosul, em Punta del Este, Uruguai

Estou agora voltando ao Brasil após alguns dias no Uruguai, participando da 20a. Edição do CONAMERCO - Congresso de Administração do Mercosul. O evento, nesta oportunidade foi realizado em Punta del Este, dentro de um resort muito interessante, o Solanas. O centro de convenções foi frequentado por Administradores e estudantes do Brasil, Uruguay, Argentina, Paraguai, Peru, Bolívia, do México e também de El Salvador.
Foi interessante conhecer sobre algumas iniciativas do governo do Uruguay, tanto no nível federal como municipal, que enviou diversos representantes para dissertar sobre novos projetos e iniciativas, como a redução do tempo médio de compra e pagamento de produtos e serviços por parte do governo de diversas municipalidades.
A palestra de abertura, brilhantemente apresentada pelo vice-ministro de relações exteriores do Uruguay, Economista Luis Porto, discutiu a importância da Administração Estratégica no âmbito da Gestão pública, e seus reflexos em termos de melhor aproveitamento de recursos e de mais adequado planejamento para as ações governamentais.
Com relação ao público, o destaque principal se deu com um grupo de cerca de 60 estudantes que vieram de diversas partes do Paraguay, viajando mais de 24 horas por terra para chegar no evento, e participar em todas as atividades.
A minha participação se deu através de uma palestra que realizei, a convite dos organizadores, tendo como título 'Os pecados do Empreendedor', onde procurei discorrer sobre a realidade dos pequenos negócios, suas principais dificuldades e problemas.
Procurei focar  em especial sobre aquelas coisas que todos os que trabalham com gestão sabem que não deve ser feito, mas que acaba acontecendo no dia-a-dia das organizações. Busquei levar os participantes a refletirem um pouco sobre as necessidades do mercado nos dias de hoje, bem como o tipo de preocupação que qualquer empresa deve ter, sob pena de acabar sendo condenada a permanecer apenas como uma iniciativa passada e superada pelos concorrentes.

Em poucos dias se inicia, em Gramado, o Forum Internacional e Congresso Mundial de Administração (www.fia.org.br) , onde haverá oportunidade dos Administradores do Brasil e de outros países reunirem-se por quatro dias, para aprofundar muitos temas de relevância a repeito da Administração e o futuro dos negócios.




Nenhum comentário:

Postar um comentário