Reflexões compartilhadas

Você está convidado a visitar esta forma de compartilhar um pouco do meu pensamento. Volte sempre que quiser, e não deixe de declarar suas concordâncias e discordâncias, com relação aos meus pontos de vista.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Dubai e o futuro

No mês de outubro tive a oportunidade de visitar o Emirado de Dubai, a mais conhecida das cidades dos Emirados Árabes Unidos. Naquela ocasião, coordenando a Missão Acadêmico-Empresarial do CRA/RS, assistimos uma apresentação dentro da Dubai Chamber, a Câmara de Comércio de Dubai. Ao indagarmos sobre os problemas financeiros que o Emirado estava entrentando, em função da 'marolinha' financeira que assolou o mundo, recebemos a informação de que o banco central dos Emirados Árabes, com sede em Abu Dhabi, já havia injetado mais de US$ 200 bilhões para garantir a liquidez do sistema e evitar maiores problemas. É sabido que grande parte dos investimentos feitos em Dubai, desde as faraônicas obras até os mais insinuantes Shopping Centers foram feitos com os recursos oriundos do 'primo rico' dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi. Mas e agora quando a Dubai World entra em concordata ? Como fica a imagem deste que busca ser o mais cobiçado destino turístico do mundo ?
Acredito que nos próximos meses, haverá uma discussão interna dentro dos Emirados Árabes, e provavelmente ações serão tomadas para resgatar a credibilidade da importante estatal, que neste momento fica no olho do furacão das dificuldades financeiras.
O futuro de Dubai passa novamente pelo apoio de Abu Dhabi, mas passa também pela revisita do planejamento realizado, e por uma profunda análise sobre os investimentos realizados e imaginados.
Nos próximos meses saberemos se Dubai foi de fato construída em bases sólidas ou se apenas se trata de mais um sonho de 1001 noites que vai escorrer por entre os dedos tal qual a areia do deserto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário