Reflexões compartilhadas

Você está convidado a visitar esta forma de compartilhar um pouco do meu pensamento. Volte sempre que quiser, e não deixe de declarar suas concordâncias e discordâncias, com relação aos meus pontos de vista.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Pequenas empresas, grandes ambições

As empresas de micro e pequeno porte legalmente constituídas no Brasil são o dínamo da nossa economia. Estudos disponibilizados pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) revelam sua força: em número total, elas somam 5,9 milhões, o equivalente a 97,5% do total de empresas estabelecidas no País. Respondem por 51% da força de trabalho urbana empregada no setor privado (o que corresponde a nada menos que 13,2 milhões de empregos formais), por 38 % da massa salarial e por 20% do Produto Interno Bruto (PIB).




Muitas dessas empresas, modestas em tamanho, mas não em ambição, concorrem com grandes conglomerados. Mas, para terem condições de competir realmente, precisam empenhar-se em reduzir custos, melhorar a produtividade e evitar perdas.



Outras sabem que o fato de terem nascido pequenas não significa que precisem permanecer assim para sempre. E, desafiando as estatísticas menos animadoras - o Sebrae estima que 27% das empresas brasileiras fechem as portas no primeiro ano de vida -, trabalham intensamente para se tornar cada vez maiores e mais significativas no seu respectivo segmento.



É a estas corajosas "empresas-Davi", que não temem desafiar os Golias e lutam com muita fé e coragem, que as auditorias e consultorias especializadas podem ajudar de maneira mais significativa.



Em primeiro lugar, as empresas de pequeno porte precisam organizar-se para não se deixarem engolir pelos problemas contábeis e por erros de gestão. O planejamento ineficiente que compromete o fluxo do trabalho, o descaso para com o controle de estoques, a distração com a licença-paternidade de um funcionário, o não-recolhimento de um tributo...



Basta um erro - um só! - para que os belos planos de um empreendedor se transformem em pesadelo e as multas engulam a rentabilidade obtida em muitos meses de trabalho.



Por meio de uma auditoria bem feita - mesmo de forma parcial, para testes de controles e procedimentos -, a empresa tem acesso a informações precisas, transparentes e relevantes, que permitem corrigir erros, ajustar práticas contábeis e aprimorar processos. Além disso, o auditor detém conhecimentos não apenas teóricos, mas também práticos, que se acumularam ao longo do tempo graças justamente ao relacionamento com outras empresas.



Por meio dessa bagagem, ele consegue sugerir os caminhos e as soluções para o empreendedor que precisa realizar grandes ou pequenas mudanças na gestão de seus negócios.



As auditorias também ganharam importância para os empreendimentos de todos os portes a partir da sanção da Lei 11.638/07, que estabeleceu a necessidade de empresas consideradas de grande porte - faturamento acima de R$ 300 milhões por ano ou ativos acima de R$ 240 milhões - se adequarem às normas internacionais de contabilidade.



Claro que uma empresa pequena não é candidata a negociar suas ações na Bolsa de Valores a partir do ano que vem. Mas essa realidade pode mudar, pois, à medida que um negócio cresce, maiores são suas necessidades de capital para investir em expansão e aprimoramento.



Como o mercado é o melhor ambiente para uma empresa se capitalizar sem ter de entrar na roda-viva dos empréstimos bancários, é possível que, dentro de alguns anos, a empresa modesta de hoje comece a negociar seus papéis na Bolsa. E esse processo será muito mais fácil e ágil se ela já estiver afinada com os padrões contábeis internacionais.



Enfim, auditoria não é luxo, é necessidade. E as empresas brasileiras de menor porte devem estar atentas às excelentes perspectivas que se desenham no horizonte para os próximos anos.



Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da agência. Para mais informações, os jornalistas devem telefonar para (61) 3348-7494 (61) 3348-7494 ou (61) 2107.9362, no horário das 10h às 19h.



Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário