Reflexões compartilhadas

Você está convidado a visitar esta forma de compartilhar um pouco do meu pensamento. Volte sempre que quiser, e não deixe de declarar suas concordâncias e discordâncias, com relação aos meus pontos de vista.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Metrô de SP

Nesta minha rápida viagem para São Paulo, tive a oportunidade de conhecer  algumas das novas estações da nova linha amarela. Fiquei positivamente surpreso, pois  as novas estações são completamente diferentes das antigas. Na verdade, os novos trens, e a própria nova linha, a  amarela, também é bem mais moderna.
Os trens permitem que as pessoas o atravessem de ponta a ponta, procurando o melhor para ficar, sem a necessidade de ficar dentro do vagão que entrou. As linhas antigas do metro, continuam iguais, as estações enrmes ( em especial as mais antigas ), os trens com menos conforto, o ar condicionado pouco eficaz. Mas realmente a nova linha amarela me impressionou.
A exemplo dos metrôs de Hong Kong e de Dubai, a nova linha do metro de São Paulo tem uma proteção na plataforma de espera, de modo que é virtualmente impossível para qualquer pessoa cair nos trilhos enquanto espera a chegada da composição. Enquanto o trem não chega, ficam fechadas estas portas, desta proteção de vidro temperado transparente. Quando a composição chega, as portas do trem abre, e posteriormente abrem as portas desta parede protetora. Eficaz, para proteger.
O unico detalhe é que em Hong Kong e em Dubai, além de proteger contra uma eventual queda, estas paredes protetoras se extendiam até o teto, de modo que evita-se o desperdício do ar condicionado. Não é o caso de São Paulo.
Mas de qualquer modo, é um grande avanço em termos de qualidade de transporte coletivo na capital paulista. Resta saber se algum dia, algo parecido chegará aqui em Porto Alegre.
Esperar para ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário