Reflexões compartilhadas

Você está convidado a visitar esta forma de compartilhar um pouco do meu pensamento. Volte sempre que quiser, e não deixe de declarar suas concordâncias e discordâncias, com relação aos meus pontos de vista.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Visitando a Intel e a Stanford University

Nesta segunda-feira tivemos duas visitas muito importantes na Missão Acadêmico-Empresarial da Faculdade SENAC Porto Alegre ao Vale do Silício. Pela manhã, o grupo foi para Santa Clara, cidade a cerca de 1 hora 20 minutos de São Francisco, para visitar a Intel, uma das mais tradicionais empresas de tecnologia da informação.
O ambiente da Intel, é um imponente prédio moderno, onde tivemos acesso ao museu institucional que conta um pouco da história daquela companhia, de seus fundadores e de seus principais projetos.
Logo no início da visita, um pensamento que fica, dito pela responsável por nos acompanhar, é de que o que faz a diferença são as pessoas. Não haveria sucesso em uma empresa de alta tecnologia, se não fossem as pessoas que estão lá dentro para fazer a diferença. Sobre esta visita, os Prof. da Faculdade SENAC Porto Alegre Hunder Correa, Guilherme Machado e Franz Figueroa apresentam os seus depoimentos.

Comentários sobre visita a Intel e Stanford





A visita seguinte foi a Universidade de Stanford. Tivemos oportunidade de ser guiados e receber informações a respeito das atividades universitárias bem como dos processos de admissão e também de manutenção financeira do aluno dentro da instituição. Se por um lado podemos pensar que US$ 65.000,00 é realmente um valor altíssimo para os padrões brasileiros, também se pode pensar que o tipo de ensino e ambiente oferecido pela Universidade é profundamente diferenciado das Universidades tradicionais.
Os alunos são incentivados a ter contato com o maior número possível de atividades extra-curriculares, de modo a desenvolver um conceito de multidiciplinariedade, e trabalho com pessoas de diferentes modelos mentais. Os cursos tem uma liberdade de construção de curriculo, que facilitam justamente que o aluno possa buscar além da formação básica, aquilo que ele considera mais interessante e importante.
Sem dúvida algo muito interessante, e num ambiente fabuloso.
O Prof. Roberto Salazar, diretor do curso de Administração da ESPM Sul, fala a respeito.

Prof. Roberto Salazar fala sobre Stanford










Um comentário: