Reflexões compartilhadas

Você está convidado a visitar esta forma de compartilhar um pouco do meu pensamento. Volte sempre que quiser, e não deixe de declarar suas concordâncias e discordâncias, com relação aos meus pontos de vista.

sábado, 7 de maio de 2011

Deslocamento para a Suiça

Neste sábado, os membros do comitê gestor brasileiro do XII FIA e VII Congresso Mundial de Administração se deslocaram de Turim na Itália para Genebra, na Suiça, onde serão realizadas as próximas reuniões referentes ao evento.
Em função da geo-política peculiar da Europa, deu-se um fato curioso, que em pouquissimos lugares do mundo é possível de ocorrer. Há alguns anos atrás no Rio Grande do Sul em compromisso profissional, tive a oportunidade de fazer as refeições do dia em 3 diferentes países: café da manhã no Brasil (Bagé), almoço no Uruguai (Rivera) e jantar na Argentina (Passo de los Libres ). Esta situação inusitada repetiu-se neste dia, quando tomamos o café da manhã na Itália em Turim, almoçamos na França na pequena cidade de Domancy, e jantamos na bela e cosmopolita cidade de Genebra na Suiça. Todo o deslocamento, incluído o almoço, se deu em menos de 4 horas, em uma ampla auto-estrada, na maior parte do tempo, e com a companhia de inúmeras montanhas que fazem parte dos Alpes, além de muitos tuneis, diversos deles com mais de 2 km de extensão, por baixo de montanhas de mais de 4 mil metros de altura. Passamos também pelo maior dos túneis, aquele que fica sob o Montblanc ( ou Monte Bianco ), que tem cerca de 12 km de extensão, e que nos conduz até a entrada da cidade de Genebra, já dentro do território da Suiça, nação que não faz parte da Comunidade Econômica Europeia.
Genebra, por sinal, é a grata surpresa desta viagem, no sentido de que se trata de uma elegante cidade, onde grande parte das Organizações Internacionais multilaterais estão instaladas, desde a OIT até a FIFA. Por todos os lados se ouve sotaques diferentes, se vê pessoas de etnias diferentes, discutindo em idiomas por vezes difíceis de se identificar.
Os últimos dias dessa nossa viagem  preparatória ao evento se darão nesta cidade.

Cidade de Genebra

Proximidades do Lago Genebra

Os Alpes, próximo a fonteira entre Itália e França

Nenhum comentário:

Postar um comentário