Reflexões compartilhadas

Você está convidado a visitar esta forma de compartilhar um pouco do meu pensamento. Volte sempre que quiser, e não deixe de declarar suas concordâncias e discordâncias, com relação aos meus pontos de vista.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Visita a MIP de Milão

Dentro de nossa viagem preparatória do Congresso Mundial e Fórum Mundial de Administração, tivemos hoje pela manhã uma importante visita à Escola de Administração do Instituto Politécnico de Milão. Fomos recebidos pelo Diretor, Sr. Giuliano Noci que nos apresentou a instituição e falou a respeito de sua atuação. Também prticipou da reunião a Sra. Ilaria Fava, Gestora de Relações Internacionais. O Instituto Politécnico é uma instituição pública, mas a escola de Administração, no formato das Business School, tem participação também de empresas privadas em seu controle. Assim, grandes empresas como a Fiat e a Pirelli, fazem parte do conselho da MIP, são detentoras de parte do controle da mesma, e além disto, acabam utilizando-se dos próprios serviços da Faculdade para preparar os seus profissionais. Trata-se de um interessante círculo virtuoso, que gera resultados interessantes, como nos comentou o Prof. Giuliano, que manifestou que nos últimos 5 anos, o faturamento da Business School foi multiplicado por seis.
Tivemos a oportunidade também de fazer uma visita a instituição que tem um foco prioritário dos países do BRIC - Brasil, Índia, China e Rússia, com cursos desenvolvidos in company para empresas destas nações em especial. Segundo ele, o Brasil é um parceiro estratégico para a Universidade e mais ainda um Conselho que representa mais de 300.000 profissionais.
Também foi apresentado para nós parte do portfólio de cursos disponibilizados pela instituição, que vão deste a graduação, até o pós graduação latu senso, bem como os MBAs que aqui na Europa são considerados cursos de pós graduação strictu senso, ou seja são mestrados.
Trata-se de uma instituição muito organizada e que está instalada há dois anos em uma região que anteriormente abrigava uma série de indústrias. Hoje, a área remodelada abriga um dos campus da Universidade. Juntamente comigo estavam os Conselheiros Federais do CFA Valter Lemos e Sérgio Lobo. Agora, seguindo para Turim, onde continuaremos a nossa agenda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário