Reflexões compartilhadas

Você está convidado a visitar esta forma de compartilhar um pouco do meu pensamento. Volte sempre que quiser, e não deixe de declarar suas concordâncias e discordâncias, com relação aos meus pontos de vista.

sábado, 26 de março de 2011

Ambição x destruição

Ambição x destruição


Cada um de nós ao longo de sua existência vai aos poucos acumulando uma determinada quantidade de bens. Muitas vezes as pessoas dirigem toda a sua vida apenas e tão somente no sentido de conquistar a maior quantidade possível de coisas, sejam essas materiais ou imateriais. Por vezes as pessoas se tornam cegas e passam a ser escravos da necessidade de conquistar mais e mais, e jamais se tornam satisfeitas com aquilo que possuem. Aquele apartamento que foi adquirido já não satisfaz mais, pois o status obriga que se tenha um apartamento maior em um bairro mais badalado. O carro, que já tem 2 anos de uso não pode mais ser utilizado. Tem que se ter um carro zero, de preferência um modelo caro, pra que todos possam ver quanto somos importantes. Dinheiro ? Sim... muito e cada vez mais dinheiro... que acaba levando as pessoas a um caminho: quanto mais dinheiro, quanto mais bens tem, mais e mais querem. E os escrúpulos, a moral, o caminho do correto, por vezes fica esquecido, relegado a escassos momentos em que a consciência ( ou o que restou dela ) procura seu ‘dono’ para lhe falar.

A busca dos bens materiais é uma das coisas mais incrivelmente complicadas que a existência humana enfrenta. Afinal, somos obrigados a buscar um equilíbrio. De um lado, precisamos querer estar em uma situação melhor do que a que estamos, precisamos procurar nos desenvolver profissionalmente, trazer melhores condições para nós e para nossas famílias. Devemos querer e buscar progredir. Devemos ser ambiciosos no sentido de procurar o crescimento, o desenvolvimento, aquilo que ainda não temos e que temos condições de buscar, de conquistar, com o nosso trabalho, com o nosso esforço, com os nossos investimentos.

Quando não somos ambiciosos, quando não procuramos alcançar uma situação melhor do que aquela em que vivemos, acabamos correndo o risco de nos tornarmos insatisfeitos, depressivos, pessoas que acabam sendo companheiros fáceis do álcool, das drogas ou dos vícios.

Ora... se somos ambiciosos, corremos o risco de cair na ambição desmedida, imoral, em limites. Mas por outro lado... se não somos, talvez acabemos tendo uma existência menor, uma existência medíocre ou insatisfatória para as nossas necessidades e de nossas famílias.

Como manter o equilíbrio ? Como conseguir chegar longe, ou pelo menos como conquistar aquilo que temos condições, ou parte do que temos condições mantendo os nossos princípios e ideais ?

Lógico que não existe uma fórmula mágica para essas difíceis e filosóficas questões, mas existe algumas coisas que podem nos tornar mais fortes para manter a retidão de nossa caminhada.

Um dos sintomas da ambição desmedida é o ciúme, a inveja, no sentido de olhar para o lado e querer mais e mais, apenas porque o nosso vizinho, o nosso ‘amigo’, o nosso colega, tem algo a mais do que temos. E quando começamos a conspirar para ter, de qualquer forma, a qualquer custo aquilo que se tornou o nosso objeto de desejo... então é sinal que fomos picados e estamos seriamente infectados pelo vírus da ambição desmedida.

Para se progredir na vida, não existe caminho que não passe pelo sonho, afinal ele é que surge como nosso inspirador, e guia o nosso caminho quando estamos andando por um momento de céus sem estrelas, ou de dias sem sol. Quem não sonha, dificilmente consegue conquistar aquilo que deseja, e a razão é muito simples. Quem não sonha, quem não imagina-se chegando a algum lugar, quem não busca algo... vai permanecer em sua posição de conforto... vai permanecer como está. Talvez para, lá na frente, reclamar de sua vida, ou sentir inveja de seu vizinho.

O sonho é nosso companheiro, nosso amigo, nosso irmão, mas pode se tornar algoz se apenas permitirmos que ele seja... um sonho. Um sonho que jamais perseguimos, ou jamais procuramos alcançar, acaba sendo também, ao invés de fonte de inspiração, fonte de frustração.

O sonho é um tipo de ambição ? Com certeza. Afinal o lado positivo da ambição é que ela nos move rumo a algo que queremos... neste caso, a conquista de nosso sonho. Mas é uma ambição construtiva, uma ambição criativa, algo que pode ser bom para nós, para nossos familiares, nossos amigos, e as pessoas que nos rodeiam.

A ambição se torna destrutiva quando perdemos o controle sobre ela. Quando ela passa a tomar comando de nossas ações, acabamos sendo meros espectadores de nossos caminhos, que vão rumando vagarosa e penosamente a destruição a dor, e aos piores destinos.

Talvez as palavras chaves para tudo isso sejam equilíbrio, bom senso, que são ‘bens’ ou ‘ativos’ importantes, fundamentais em nossas vidas, mas que por mais dinheiro, por mais poder, por mais coisas materiais que venhamos a ter, jamais conseguiremos compra-los ou rouba-los de alguém. São coisas que desenvolvemos ao longo de nossas vidas, de nossos caminhos, em função de nossa formação de nossas famílias, nossa criação, nossas experiências.

Talvez uma medida para o nosso grau de retidão no que se refere a ambição, seja aquela velha ‘máxima’ que se aplica à liberdade, mas que perfeitamente pode ser trazida para esta questão. A nossa liberdade acaba onde começa a do nosso semelhante. A nossa ambição é demasiada, quando estamos ferindo o nosso semelhante, quando estamos, consciente ou inconscientemente, prejudicando outras pessoas, trazendo sofrimento e dor. Sofrimento e dor esses, que no final das contas, acabam sendo distribuídas para nós mesmos.

Ambição sim... destruição... jamais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário