Reflexões compartilhadas

Você está convidado a visitar esta forma de compartilhar um pouco do meu pensamento. Volte sempre que quiser, e não deixe de declarar suas concordâncias e discordâncias, com relação aos meus pontos de vista.

sábado, 26 de março de 2011

Identificando os momentos de decisão

Identificando os momentos de decisão




Cada um de nós vive a cada momento um instante em que precisa definir o que deve ou que não deve fazer. Em cada instante, tomamos alguma decisão, realizamos alguma escolha, que trás com ela, inevitavelmente, uma renúncia. Se escolhemos entrar por uma rua, ou atravessar para o outro lado da calçada, estamos imediatamente renunciado a outra opção que tínhamos. Não é nenhuma novidade para nós, estarmos deparados com aquele instante em que precisamos colocar de lado todos os demais afazeres, todos os demais planos, para enfrentar um momento importante, ou uma decisão inadiável.



Se levarmos essa nossa necessidade para o campo profissional, também lá temos ainda mais, a obrigação de tomar as decisões que vão nos levar a tomar as atitudes necessárias para manter no rumo desejado os nossos negócios, as nossas obrigações, as nossas metas. Ou, se assim for necessário, para mudar o rumo que vínhamos tendo, procurando encontrar novas soluções ou novos caminhos para poder corrigir aquilo que não está devidamente de acordo com o que nós queremos.



Muitas destas decisões são tomadas sem que ao menos tenhamos que refletir muito sobre elas, quase que automaticamente, baseadas nos indicadores que temos, na nossa própria certeza e nos dados que temos. Em alguns segundos, mudamos o rumo de nossas atitudes ou as mantemos como estavam.



E esta é a obrigação que o mundo em que vivemos nos dá, ser rápidos nos processos de tomada de decisão e de reação, para evitar que sejamos sobrepujados pelos nossos concorrentes ou que adotemos uma atitude demasiadamente tarde, ou baseada em dados inadequados. Velocidade, agilidade, reflexão cada vez mais rápida.



Entretanto, existem determinados momentos, e determinadas decisões que obrigatoriamente devem ser tomadas com mais cuidado, com muito maior reflexão e analisando o maior número de detalhes possíveis.

Apesar de a cada instante estamos tomando decisões, estes momentos especialmente importantes são os chamados ´Momentos de Decisão´. Neles é que somos obrigados a alterar de forma mais profunda os nossos rumos, a tomar as medidas mais difíceis ou aquelas mais impactantes. E muitas vezes, temos dificuldades de identificar quais são estas decisões que precisamos de maior cuidado para tomar. Ou, se as identificamos, acabamos não dando a elas a devida atenção e a devida reflexão.

As grandes decisões de nossa vida, são facilmente identificáveis quando vem acompanhadas de alguma tragédia pessoal ou profissional, que as torna não menos difíceis, mas menos ocultas. Difícil é identificar dentre todas aquelas que temos que enfrentar no nosso dia a dia, as que gerarão impactos mais profundos para nós mesmos, para nossos negócios ou nossos colaboradores.



Claro que cada circunstância é diferente, e isso torna impossível a existência de fórmulas prontas para identificar estes momentos, mas o que se pode fazer para torna-los mais claros na nossa mente, e para que tenhamos com eles a devida atenção, é dedicar alguns instantes a mais antes das nossas decisões mais corriqueiras.

Aumentar em alguns segundos o nosso processo de decisão ou de reação, e aproveitar estes instantes a mais para meditar sobre as conseqüências das atitudes que iremos tomar, ou sobre cada uma das possibilidades que temos, nos dá mais chance de tomarmos a decisão correta, ou pelo menos nos dá a chance de evitar os erros mais grosseiros.



E talvez, desta forma, possamos tomar grandes decisões, aquelas que de fato afetam as nossas vidas, aquelas que mudam os nossos caminhos, de forma mais clara e mais tranqüila, e sem que as tenhamos diferenciado daquelas decisões mais corriqueiras de nossos dias.

Afinal, muitas vezes os desdobramentos de pequenos atos, acabam sendo extremamente importantes e influentes no prosseguimento de nosso trabalho e de nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário