Reflexões compartilhadas

Você está convidado a visitar esta forma de compartilhar um pouco do meu pensamento. Volte sempre que quiser, e não deixe de declarar suas concordâncias e discordâncias, com relação aos meus pontos de vista.

sábado, 26 de março de 2011

Empreender para vencer

Empreender para vencer




Todos os dias, em todas as partes do mundo, o sol se levanta pela manhã, e com ele chegam todas as responsabilidades e todas as obrigações que as pessoas tem. Junto com o sol, surgem a cada dia as contas que temos que pagar, as pessoas com quem temos que conversar, os desafios que temos que superar. Não importa onde estejamos, não importa qual o tipo de atividade em que estivermos envolvidos, não importa o grau de escolaridade que tenhamos, nem mesmo a idade que nós já tenhamos acumulado. Uma das certezas da vida é que o sol estará presente na manhã seguinte, e que teremos muitos desafios a enfrentar no nosso caminho. Claro, por vezes o sol fica escondido por trás das nuvens, e sequer podemos vê-lo. Mas sabemos que ele lá está, acima de todas as nuvens, soberano, imponente, gracioso e poderoso.

Assim também nas nossas vidas, os nossos compromissos, as nossas obrigações, as nossas responsabilidades estão presentes sempre. Mesmo que tenhamos vontade de esquece-los, ou de fingir que não existem, lá estão, esperando por nós, a cada novo dia.

Num país em um estágio econômico que costumamos chamar de ´em desenvolvimento´ como é o caso do Brasil, temos que agregar as nossas responsabilidades do dia a dia, um grau de incerteza bastante considerável. As regras econômicas de nosso país estão bem mais estáveis do que uma década atrás. Mas não temos a certeza de que algum novo escândalo não surgiu, no governo ( federal, estadual ou municipal), ou que as fragilidades de nossa macro-economia não tenham feito com que em função de alguma instabilidade internacional o dólar subitamente tenha se valorizado 10% em pouco mais de 2-3 dias.

Tudo isso torna o nosso trabalho mais difícil, e por mais que tenhamos exercitado o nosso dom da futurologia, realizando os nossos planejamentos estratégicos, seja nas nossas empresas ou nas nossas vidas, não temos condições de saber o que está nos aguardando naquela nova manhã.

Mais ainda... nestes tempos pós Bin-Laden, as vezes ficamos esperando o noticiário pra saber em que parte do mundo desta vez as bombas explodiram, qual o novo ataque, onde ocorreu a tragédia do dia.

Tudo isso serve de pano de fundo para aquelas nossas atividades... o nosso trabalho, o humor de nossos chefes ou dos nossos funcionários, as dificuldades em entender e atender os nossos clientes, internos e externos. Os prazos que parecem ser cada vez mais curtos quando temos que pagar uma conta, e cada vez mais longos quando temos que recebe-la. As nossas famílias que cobram, com razão, um momento a mais de dedicação para com elas, um momento a menos de preocupação com os negócios, com os estudos, com as contas, com a vida ´dos outros´.

Não... quando nascemos ninguém nos disse que a vida seria fácil, e por isso não tivemos essa ilusão. Mas a todo momento as pessoas e as coisas insistem em nos mostrar que as coisas são complicadas, são difíceis.

O que fazer para vencer cada novo dia, e com ele cada um dos novos ( e velhos ) desafios ? Só existe uma forma... empreender.

Sim, empreender na mais ampla concepção da palavra... perceber os desafios, as dificuldades, os problemas, e buscar soluções para cada um deles. Procurar aliados para junto conosco burlar as incertezas e os momentos de insegurança, aqueles onde procuramos de todas as formas provar a nós mesmos que não conseguimos, que não temos força, que não somos capazes.

E a cada dia temos a obrigação, mais do que a opção, de ser empreendedores. A obrigação de ter em nossas vidas aquilo que de melhor existe dentro de nós e nos impulsiona a encontrar as soluções. Não importa se somos estudantes de uma faculdade ainda no primeiro semestre, se estamos preocupados com os primeiros dias de nosso estágio, se temos uma empresa com 10.000 funcionários para conduzir, se somos funcionários dentro de uma organização onde temos uma chefia a responder, ou mesmo se somos responsáveis por toda uma cidade, um estado ou um país.

Não importa. Dentro daquelas certezas da vida, (e o fato de que iremos pagar muitos impostos é uma delas), está a necessidade de sermos a cada dia mais e mais empreendedores, dentro da atividade que exercemos, dentro da organização que trabalhamos, dentro do local que estudamos, dentro do momento que vivemos.

Afinal de contas, pra podermos vencer, não existe outro caminho a não ser termos este sentimento empreendedor dentro de nós, e exercita-lo a cada dia, com mais e mais intensidade. Somos empreendedores aqui no Brasil, e só venceremos os desafios e as limitações que temos, com criatividade, inovação e coragem. E no Brasil, temos a cultura da adaptação, que pode ser uma grande vantagem, se não for usada somente como ´jeitinho´, mas como forma de enfrentar as incertezas do mercado, se adaptar aos novos momentos, e construir rapidamente as novas soluções que o mercado exige.

Podemos ser muito mais competitivos, por sermos mais ágeis para implementar mudanças, para enfrentar os problemas.





Vamos arregaçar as mangas e trabalhar, e empreender. Assim, e somente assim, vamos construir algo melhor para o futuro. Empreender para vencer. Esse é o desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário