Reflexões compartilhadas

Você está convidado a visitar esta forma de compartilhar um pouco do meu pensamento. Volte sempre que quiser, e não deixe de declarar suas concordâncias e discordâncias, com relação aos meus pontos de vista.

sábado, 26 de março de 2011

Capacitação empreendedora

Capacitação empreendedora




Uma das escolhas mais difíceis na vida de uma pessoa que habita este nosso planeta nestes primeiros anos do século XXI é qual carreira seguir. De um lado está o interesse por uma determinada área, a paixão por uma atividade, que é fundamental, mas que não é o único aspecto a ser considerado. De outro lado está a realidade do mercado, que cria novas atividades, novas profissões, a medida em que o avanço tecnológico prossegue correndo a passos largos. Este mesmo mercado, este mesmo avanço tecnológico também produz a obsolescência de atividades que durante décadas foram consideradas importantes. E no meio disto tudo está a pessoa que precisa definir como conduzir a sua escolha de carreira.

Como conduzir esta escolha, considerando todos estes fatores, pode ser um dos grandes fatores de geração de stress para os adolescentes, ou para qualquer um que está atravessando este momento em sua vida.

Mas o mundo de hoje também permite que tenhamos mais de uma carreira, ou que pelo menos, tenhamos a condição de alterar a nossa escolha mais na frente. O fato de termos escolhido uma determinada trilha a seguir, não significa que teremos que caminhar por ela durante toda a nossa vida profissional. Hoje se aceita que os relacionamentos afetivos, os casamentos, podem não durar pela vida toda. Ora, podemos também nos ´divorciar´ de uma escolha profissional que não foi a mais adequada. Ou de uma escolha que pode ter sido ótima no momento em que foi feita, mas que com o passar do tempo, com a evolução do mercado e das pessoas, tornou-se menos interessante. Pode-se mudar, e o mercado aceita essa possibilidade.

Com certeza, esta possibilidade de vir a corrigir a ´rota´ de nossa vida profissional, é algo que torna menos pesada a tarefa de escolher nosso rumo, nossa carreira. Mas claro, isso não diminui a necessidade de uma escolha responsável e muito pensada, para evitar desperdício de recursos e de tempo, em nossas vidas. Afinal dinheiro, recursos, podem ser recuperados, mas o tempo jamais pode ser estendido. O tempo que consumimos em uma determinada atividade, numa carreira, jamais voltará para nós. Por isso ele é tão valioso.

Se tivermos uma mudança de caminho, de carreira, ou de forma de enfocar a vida profissional, é importante que a nossa experiência anterior possa servir de embasamento para o futuro. Uma capacitação empreendedora é o que é mais valorizado pelo mercado no atual momento.

Essa capacitação empreendedora, envolve os mais diversos aspectos: o acadêmico, que leva em conta o tipo de formação que a pessoa teve, faculdade, resultados, local onde estudou. Mas tão ou mais importante do que isso é o aspecto de experiência, de vivência.

Tudo aquilo que contribui para a construção de uma carreira, as vivências, os idiomas, as viagens, os acertos, mas também os erros. Pois uma pessoa que teve erros no passado, teve experiências, passou por momentos de decisão, pela pressão de seguir um caminho.

O erro é valorizado por que muitas vezes é mais instrutivo do que muitos cursos, pois leva a pessoa a analisar, a interpretar a buscas soluções para o futuro.

Mas uma verdadeira capacitação empreendedora envolve além dos aspectos acadêmicos, além da experiência, dos erros e dos acertos, a necessidade de jamais deixar de buscar informações, jamais se julgar que se está ´pronto´.

Existe uma frase que explica bem este conceito. Ela diz que ´Quando penso que sei todas as respostas, vem o mundo e muda todas as perguntas´.

Esta grande verdade torna claro que todos os profissionais que valorizem as suas carreiras, considerem-se obrigados a jamais deixar de buscar o aprendizado. E ele vem pelo acompanhamento dos fatos, através de cursos, de eventos, de redes de contatos, e de atividades nem sempre ligadas diretamente ao negócio.

A construção de uma carreira sólida passa pelo constante aprender. Quando tivermos a impressão de que estamos ´prontos´, é apenas mais um momento para buscarmos nos qualificar mais ainda. Temos sempre que lembrar que caso não sejamos nós aqueles a nos preocuparmos com a carreira, com o aprimoramento constante, existirá alguém a se preocupar por nós ? Dificilmente a resposta a essa pergunta será sim. Mas com certeza haverá outras pessoas, os concorrentes, que estarão preocupados com a sua própria qualificação, e com isso adquirindo vantagens competitivas, que podem fazer a diferença, num mercado difícil e combativo como aquele que vivemos hoje.

Podemos cometer muitos erros em nossa carreira, em muitos casos podemos corrigi-los ou mesmo escolher caminhos diferentes. Mas o que não podemos nos dar ao luxo de fazer é de não aprender com esses erros, e não procurar se tornar a cada dia um profissional melhor, através de todos os mecanismos possíveis para que tenhamos uma capacitação forte, uma capacitação ampla, uma capacitação empreendedora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário