Reflexões compartilhadas

Você está convidado a visitar esta forma de compartilhar um pouco do meu pensamento. Volte sempre que quiser, e não deixe de declarar suas concordâncias e discordâncias, com relação aos meus pontos de vista.

sábado, 26 de março de 2011

Motivação vencedora

A motivação vencedora




Todos os dias quando acordamos temos pela frente uma série de compromissos, uma série de desafios. Normalmente pensamos conhecer a maioria dos desafios que teremos naquele dia, e estamos preparados ( ou deveríamos estar ) para enfrenta-los. No entanto, o que acontece é que além das coisas para as quais estávamos preparados existem diversas outras, boas e ruins, que surgem em nosso caminho, em nossos dias. Nem sempre estamos preparados para estes desafios inesperados. E mais do que isso: muitas vezes o nosso estado de espírito não está também preparado para enfrentar estes inesperados obstáculos. Como resultado disso, sentimos por vezes aquele peso nos nossos ombros, aquele sentimento de que está tudo errado, que tudo é mais difícil conosco, que para nós nada funciona.

Claro que nem sempre é possível enfrentar de forma impassível os mais variados problemas, mas não podemos deixar que estas eventuais dificuldades inesperadas acabem mudando o nosso humor ou mesmo alterando o nosso empenho em obter os resultados que precisamos, ou que buscamos.

Através do planejamento, através da execução das tarefas utilizando as melhores práticas administrativas e do acompanhamento de indicadores é possível prever ou mesmo evitar um grande número de problemas que poderíamos vir a ter.

Entretanto, sabemos desde os primeiros dias de nossas vidas que a maior de todas as certezas é que estaremos sendo desafiados a cada instante não apenas pelas coisas para as quais estamos preparados, mas sobretudo para aquelas que sequer esperamos. Somos humanos, somos limitados, e não temos condições de vislumbrar todas as possibilidades ou todos os problemas que possam estar pela nossa frente.

Não temos controle sobre nossos concorrentes, sobre o mercado, sobre o tempo, a meteorologia, e estamos sujeitos ao imponderável. E sobre isso, não há nada a fazer, a não ser aceitar que surgirão coisas inesperadas no nosso caminho.

Quando aquele treinador havia explicado para a seleção brasileira como devia jogar, de forma didática e detalhada, o fantástico Garrincha questionou... será que tinha ficado combinado com o adversário ?

Assim é a vida, assim são as nossas atividades. Não temos como combinar os problemas que teremos, talvez tenhamos sorte as vezes de encontrar parceiros, profissionais e pessoais, com quem possamos combinar o que queremos fazer e conseguir realizar nossas atividades segundo o planejado.

Então, como enfrentar estes desafios novos, inesperados ? Como não se deixar cair, ao primeiro sinal de problemas ?

O que nos faz seguir em frente, enfrentar o desafio, a dificuldade, o problema, é a motivação. Motivação esta que não vamos encontrar num artigo, num livro, numa revista, num filme ou numa música, por mais que eles possam nos elevar o espírito e fazer nosso mundo parecer um pouco melhor por algum tempo.

De verdade, somente o que pode nos motivar, sem sombra de dúvida... somos nós mesmos. Somente através do nosso próprio empenho, somente através de nosso próprio espírito é que conseguimos reunir forças, sabe-se lá de onde por vezes, para olhar dentro dos olhos daquele problema que está nos atormentando, levantar de nossa posição de desafiado, e procurar contornar o problema, vence-lo, supera-lo.

Quando estamos desenvolvendo uma atividade que queremos, quando estamos executando algo em que acreditamos, envolvendo pessoas que de fato estão engajadas no processo trabalhamos, fica muito mais fácil buscar razões, buscar motivos para seguir em frente.

Por isso a necessidade de criar um ambiente favorável ao desenvolvimento de nossas atividades. Em todos os sentidos, pessoal e profissionalmente.

Se temos ao nosso lado aliados, pessoas engajadas, estas serão parte do processo de solução de nossos problemas, estes serão aqueles que estarão ao nosso lado nos momentos de dificuldades. Estes estarão junto conosco buscando forças para vencer.

Mas, se ao contrário, o que conseguimos construir ao longe de nossa caminhada é um grupo de inimigos, ou indiferentes, talvez nós mesmos nos questionemos para que vale a pena seguir em frente e tentar enfrentar e superar o desafio. Neste caso, não encontramos razões, não encontramos motivos... não temos motivação.



Encontrar dentro de nós mesmos os caminhos para o sucesso é um dos maiores desafios que temos em nossas vidas, em todos os nossos empreendimentos.

Construir, ao longo da vida, um caminho correto, com apoios, com amigos e com parceiros confiáveis, pode ser uma grande força naquele instante em que parece não haver nada ou ninguém capaz de nos ajudar a vencer o desafio.

E não devemos nunca esquecer que a diferença entre superar ou não um desafio, vencer ou não uma dificuldade, passa por estarmos ou não motivados na tarefa que estamos desenvolvendo. Está em acreditar ou não acreditar em nós mesmos.

Motivação vencedora ? É o único caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário